Trabalho de Final de Ano - Campanha para a grife de Alexandre Herchcovitch

Nossa agência agora possui no novo "job" que servirá de prova de final de ano na matéria de Criação e Redação do Prof. Ismael (uma grande figura). O trabalho consiste na criação de um anúncio instituiconal para a grife de moda do estilista Alexandre Herchcovitch utilizando o conceito de BodyArt, ou arte com o corpo.

O grande desafio desse trabalho constite na produção da foto, uma vez que temos que desenvolver a imagem, maquiagem e cuidar de toda a produção para compor o anúncio. Em breve, postaremos aqui no Blog da Alpha! Comunicação a peça criada para essa campanha de prova final na matéria de Criação.

Rodrigo Teixeira

Relembrando : A pesquisa Minuano!

Em tempos áureo no começo do ano, realizamos a primeira pesquisa quantitativa em campo. O detergente líquido Minuano foi o produto escolhido, da empresa Friboi.

A descoberta de ir a campo, e ver parte de todo um projeto de comunicação acontecendo na prática foi o grande brilhantismo deste primeiro trabalho. A compreensão do cliente, seu mercado e seu público alvo nas preliminares valeram o resultado. Um prjeto acadêmico que nos permitiu, sentir as dificuldades das pesquisas em campo e ao mesmo tempo da importância destes dados primários.

Um produto, uma marca, um serviço, pode ser interpretado por você e por seu círculo de contato de maneira totalmente diferente do que o verdadeiro target do produto pensa!

Nosso trabalho, foi concluido com êxtase, com o prático e o teórico andando juntos muitos resultados positivos, uma analise realista de nosso cliente com boas conclusões e muita experiência para todos da Alpha!

Projeto este, que foi encaminhado para a empresa Friboi devido a atenção que nos prestaram.

Fica aqui nosso muito obrigado!

Viviane Bastos

Oportunidades: Ex-atletas poderão fazer curso gratuito de marketing esportivo na J.Cocco

A J.Cocco Sport Marketing oferece o Curso de Marketing Esportivo para ex-Atletas, com duração de 15 horas, entre 26 e 30 de novembro, das 19h30 às 22h30, no auditório da J.Cocco. Com o objetivo de oferecer alternativas para ex-atletas se manterem ativos no mundo dos esportes, a J.Cocco criou o curso para quem ainda quer continuar
no rumo das conquistas.

Com aulas ministradas por José Estevão Cocco, diretor-presidente da J.Cocco Sport Marketing, membro titular da cadeira de Marketing Esportivo da Academia Brasileira de Marketing, o curso é gratuito e formado pelas matérias: Fundamentos de Marketing, Fundamentos de Marketing Esportivo, Modelos de Projetos e Eventos para Patrocínio, Adequação das Modalidades Esportivas aos Patrocínios e Obtendo o Melhor Retorno da Mídia.

Quem freqüentar todas as aulas receberá um certificado. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 11 3755-0908 ou marcio@jcocco.com.br, com Marcio Cattaruzzi.

Rodrigo Teixeira

Marketing de Relacionamento

Dentro do projeto de Mini TCC organizado para o terceiro ano de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Uniban, campus Campo Limpo, surgiu uma dúvida que merece um post: Uma agência de comunicação deve ou não dirigir esforços para fazer um Marketing de Relacionamento?

A conversa e a dúvida surgiram quando um de nossos orientadores de Mídia - nosso grande professor Karel Langermans – nos aconselhou a não fazer ações de marketing de relacionamento, levando em consideração a grade do curso de comunicação social e outros fatores.

Nosso professor Jorge Ayoub, em uma conversa informal na noite desta Segunda-feira, 22 sobre a prática sobre os rumos dos grupos para as orientações o trabalho de conclusão de curso do ano de 2008 nos confirmou que uma agência de comunicação pode e deve seguir em frente quando o assunto é relacionamento.

É através do marketing de relacionamento, que as empresas podem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas.

Como estamos dentro de um curso de comunicação, nada mais justo do que utilizar essa ferramenta para complementar uma campanha, propagar um conceito ou uma idéia como forma de aprimoramento e até mesmo de fortificação.

Essa é uma discussão que merece sempre uma atenção principalmente nos cursos de comunicação social, uma vez que as grades de aulas da maioria das universidades com cursos de publicidade e propaganda não possuem. O que vocês acham?

Rodrigo Teixeira

O que é Merchandising?

Conversando hoje no ponto de ônibus sobre as coisas da Universidade, professores, matérias, formas de avaliações, métodos e coisas que rodeiam esse universo de ser estudante de comunicação social, Geisa Teixeira (Geisoca) fez uma pergunta interessante: O que é Merchandising?

Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto- de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos-de-venda.
É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

Fonte: Merchandising no ponto-de-venda, Regina Blessa.

Rodrigo Teixeira

Uma nova semana!

Uma nova semana começou e para nós Alpha, uma semana cheia de tranqüilidade. Podemos dizer isso, graças as novidades que temos nessa semana e também com o inicio das revisões para as provas finais da Uniban. Tudo está com seus conformes, tudo está muito bem.

Depois do furacão de semana passada, agora temos tempo (mesmo que seja pouco) para ler, conhecer outros lugares, colocar nossas coisas em ordem tanto dentro de casa, quanto fora, ficar doentes( isso é comum agora) e muitas coisas...Estamos sentindo novamente a vida e o que ela tem de reservado para nós!

Que seja eterno em quanto dure! :)

Rodrigo Teixeira

Campanha Dove para comemorar o Final de Semana!!!



Para fechar a semana que tivemos, mostramos aqui um vídeo já conhecido do grande público e quem gosta de marketing viral sobre a publicidade, beleza feminina e porque não, Photoshop!

Um vídeo criativo para ilustrar a semana que termina!

Rodrigo Teixeira

O clima de férias tomou conta!

Depois de muito trabalho, a vida ganhou mais cores, mais atenção e quem diria: um gostinho de férias em pleno mês de outubro. Parece que até o tempo está passando mais devagar e agora o peso do trabalho e da apresentação de está em cima das agências que também seu momento amanhã ( Sexta-feira, 19).

Incrível pensar assim, sabendo que no final do mês de Novembro temos ainda o último processo do ano que são as provas finais, mas o valor do descanso agora tem seu sabor e pode ser sentido por todos nós, membros da Alpha!

Um dia depois da apresentação, os comentários sobre os acertos, erros, equívocos e criatividade ainda estão nas rodas de conversa, principalmente por causa da repercussão no curso. Não sei se nos outros campis da Universidade isso também acontece, mas no campus Campo Limpo isso o Mini Tcc foi respirado durante todo esse semestre.

Temos agora um trabalho que serve como prova final para matéria de criação. Provavelmente hoje saberemos o que consiste esse trabalho. A busca pelo cliente ainda continua!!!

Rodrigo Teixeira

Apresentação Visa Vale - Uma campanha que quase não teve um fim feliz!

Definitivamente foi um momento crucial e podemos dizer que vai ser o divisor de águas para cada componente de nossa agência. Como foi mostrados em posts anteriores, a luta, o sofrimento e suor permaneceram até o fim e hoje o que nos resta é um dia de paz e de tranqüilidade como nunca se viu.

A apresentação de nossa agência começou de forma feliz. Selma, responsável pelo departamento de Pesquisa, ficou com a missão de levar à faculdade as camisas para os homens e as blusinhas para mulheres, todas na cor laranja. Em um ambiente calmo como são as salas e os corredores da Universidade Bandeirante de São Paulo, o laranja realmente chamou atenção. Tive dó das pessoas que são sensíveis a cores fortes: Realmente a cor laranja nos destacou durante toda noite.

Já trajados, as atenções se voltaram para os testes com a apresentação em Slides realizada no Power Point. Agora sim, o sofrimento e o suor começaram. Eu fui até o computador para testar a apresentação e o som (porque também produzimos um pequeno Spot para a campanha) e quando cheguei lá para abrir os arquivos veio a surpresa: O arquivo salvo no formato *.ppt não abriu! O silêncio imperou em todas as bocas e caras do pessoal de nossa agência e o medo de perder tudo aquilo que fizemos com tanto empenho e dificuldades estava batendo à porta.

Começou a correria dentro da dependência do campus à procura de um computador que pudesse abrir nossa apresentação. Aqui cabe uma ressalva: Quando os leitores de nosso blogger tiverem uma apresentação, testem e salvem os arquivos em formatos e para versões diferentes. É muito comum encontrarmos máquinas que não rodem esse ou aquele formato, principalmente dentro das universidades. Garanto para vocês que a preocupação não fará parte de suas vidas por um breve momento!

Conseguimos salvar a apresentação em imagens, mesmo perdendo todo o charme da apresentação com efeitos e coisas do tipo. Por um momento, o abatimento em todos nós foi geral, a preocupação chegou e quase botou tudo a perder. Mas, com a cara e coragem seguimos em frente e começamos a apresentação para a banca, composta apenas por dois professores.

Sabíamos e acreditamos em nosso potencial e tínhamos em mente tudo aquilo que vivemos e aprendemos com o projeto nesses três meses respirando Visa Vale. A apresentação de todos os departamentos mostrou o entrosamento e cumplicidade de todos no desenvolvimento do trabalho.

Logo após a apresentação, houveram os comentários da banca e sabemos tudo aquilo que tínhamos deixado para trás, quais as nossas falhas e o que deixamos de fazer. Normal para um grupo que teve que atender um cliente difícil, com um problema específico e quase ou nenhuma informação a respeito do cliente. Ser estudante de publicidade é desafiador, pois temos que nos desdobrar em muitos sentidos. Nossa nota foi divulgada no final da noite e acredito que esteve de bom tamanho e ótima para um primeiro trabalho do tipo: 8,5.

Bom, agora um pouco de sossego antes das provas finais que acontecem no final de Novembro. Parece que tudo voltou ao normal! Acabamos o trabalho e agora podemos voltar nossas atenções para outras coisas, ou melhor para nossas vidas!

Mas o trabalho não terminou. Agora começa a segunda etapa: a busca por um novo e melhor cliente!

Rodrigo Teixeira

O ensaio foi uma aventura!!

Hoje, mais ou menos depois das 21h e 30 min. Estaremos mais livres do que nunca do trabalho que está em nossas costas a mais de 3 meses. Ontem foi dia de ensaio e as quando se trata de apresentação, muita coisa pode acontecer.

Definitivamente o tempo é bastante curto para nossa apresentação, sendo que temos muita coisa para falar e pouco tempo para dizer. Engraçado isso, mas por se tratar de um treino para o Trabalho de Conclusão de Curso a ser realizado em 2008, o tempo deveria ser o mesmo praticado oficialmente. Temos 10 minutos a menos para apresentar uma campanha que dura quase meia hora!

Enfim, hoje vai ser um desafio para cabeças, mentes e corações! Todos já estão afinados e vamos ver qual será os desafios que vamos enfrentar nessa noite de terça-feira.

Por enquanto o que nos resta é o frio na barriga e a expectativa de um dia que vai demorar para passar!

Rodrigo Teixeira

Laranjas, chegou a grande semana!!!

Sim pessoal, a grande semana da apresentação chegou! Depois de muito sofrimento nos últimos dias com as impressões do trabalho escrito, com tabelas estranhas, má impressão no papel sulfite, estamos indo com a cara e a coragem para enfrentar nossa primeira banca.

Apresentar um conteúdo sobre um cliente real é mais do que um desafio, é um aprendizado na divisão do tempo e soubemos disso desde o início. É bem provavel que vamos deixar aqui algumas fotos da apresentação!

Rodrigo Teixeira

Essa semana foi fogo!

Sabemos que rotina de agência quando está prestes a entregar uma campanha é fogo e conosco, não seria diferente. Tudo o que organizamos desde os primeiros passos do briefing, coleta das informações, planajemento, comunicação visual, estudos dos veículos e meios de comunicação podem se perder por causa dos detalhes pequenos, mas que fazem uma imensa diferença.

Os detalhes são sempre assim: penosos e sofridos. Dizem que Deus e o Diabo moram nos detalhes, uma hora decretando sucesso total, outra hora conspirando para seu fracasso. Muitas pesssoas têm essa experiência em agências espalhadas pelo país que convivem quase que diariamente com os detalhes da campanha. Falando das coisas negativas, os detalhes são aquelas coisas simples que vamos deixando, vamos deixando e depois se torna um monstro, díficil de domar e acabar com ele.

Nessa última semana não foi diferente para nós da Alpha! Comunicação. Muita correria, entrega de trabalho, correria para fazer peças, terminar isso, aquilo, o que ficou, o que não ficou... Uma loucura só! Isso contando também que temos cada um nossos respectivos trabalhos, vidas fora da universidade.

Grande parte dos trabalhos de conclusão de curso são sofridos. Não diga nunca que não vai, pois é aí que vai ser mesmo! Cuidem dos detalhes sempre, pois uma campanha também depende desses perfumes que a publicidade destila por aí.

Rodrigo Teixeira