Definitivamente foi um momento crucial e podemos dizer que vai ser o divisor de águas para cada componente de nossa agência. Como foi mostrados em posts anteriores, a luta, o sofrimento e suor permaneceram até o fim e hoje o que nos resta é um dia de paz e de tranqüilidade como nunca se viu.
A apresentação de nossa agência começou de forma feliz. Selma, responsável pelo departamento de Pesquisa, ficou com a missão de levar à faculdade as camisas para os homens e as blusinhas para mulheres, todas na cor laranja. Em um ambiente calmo como são as salas e os corredores da Universidade Bandeirante de São Paulo, o laranja realmente chamou atenção. Tive dó das pessoas que são sensíveis a cores fortes: Realmente a cor laranja nos destacou durante toda noite.
Já trajados, as atenções se voltaram para os testes com a apresentação em Slides realizada no Power Point. Agora sim, o sofrimento e o suor começaram. Eu fui até o computador para testar a apresentação e o som (porque também produzimos um pequeno Spot para a campanha) e quando cheguei lá para abrir os arquivos veio a surpresa: O arquivo salvo no formato *.ppt não abriu! O silêncio imperou em todas as bocas e caras do pessoal de nossa agência e o medo de perder tudo aquilo que fizemos com tanto empenho e dificuldades estava batendo à porta.
Começou a correria dentro da dependência do campus à procura de um computador que pudesse abrir nossa apresentação. Aqui cabe uma ressalva: Quando os leitores de nosso blogger tiverem uma apresentação, testem e salvem os arquivos em formatos e para versões diferentes. É muito comum encontrarmos máquinas que não rodem esse ou aquele formato, principalmente dentro das universidades. Garanto para vocês que a preocupação não fará parte de suas vidas por um breve momento!
Conseguimos salvar a apresentação em imagens, mesmo perdendo todo o charme da apresentação com efeitos e coisas do tipo. Por um momento, o abatimento em todos nós foi geral, a preocupação chegou e quase botou tudo a perder. Mas, com a cara e coragem seguimos em frente e começamos a apresentação para a banca, composta apenas por dois professores.
Sabíamos e acreditamos em nosso potencial e tínhamos em mente tudo aquilo que vivemos e aprendemos com o projeto nesses três meses respirando Visa Vale. A apresentação de todos os departamentos mostrou o entrosamento e cumplicidade de todos no desenvolvimento do trabalho.
Logo após a apresentação, houveram os comentários da banca e sabemos tudo aquilo que tínhamos deixado para trás, quais as nossas falhas e o que deixamos de fazer. Normal para um grupo que teve que atender um cliente difícil, com um problema específico e quase ou nenhuma informação a respeito do cliente. Ser estudante de publicidade é desafiador, pois temos que nos desdobrar em muitos sentidos. Nossa nota foi divulgada no final da noite e acredito que esteve de bom tamanho e ótima para um primeiro trabalho do tipo: 8,5.
Bom, agora um pouco de sossego antes das provas finais que acontecem no final de Novembro. Parece que tudo voltou ao normal! Acabamos o trabalho e agora podemos voltar nossas atenções para outras coisas, ou melhor para nossas vidas!
Mas o trabalho não terminou. Agora começa a segunda etapa: a busca por um novo e melhor cliente!