Marketing de Relacionamento

Dentro do projeto de Mini TCC organizado para o terceiro ano de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Uniban, campus Campo Limpo, surgiu uma dúvida que merece um post: Uma agência de comunicação deve ou não dirigir esforços para fazer um Marketing de Relacionamento?

A conversa e a dúvida surgiram quando um de nossos orientadores de Mídia - nosso grande professor Karel Langermans – nos aconselhou a não fazer ações de marketing de relacionamento, levando em consideração a grade do curso de comunicação social e outros fatores.

Nosso professor Jorge Ayoub, em uma conversa informal na noite desta Segunda-feira, 22 sobre a prática sobre os rumos dos grupos para as orientações o trabalho de conclusão de curso do ano de 2008 nos confirmou que uma agência de comunicação pode e deve seguir em frente quando o assunto é relacionamento.

É através do marketing de relacionamento, que as empresas podem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas.

Como estamos dentro de um curso de comunicação, nada mais justo do que utilizar essa ferramenta para complementar uma campanha, propagar um conceito ou uma idéia como forma de aprimoramento e até mesmo de fortificação.

Essa é uma discussão que merece sempre uma atenção principalmente nos cursos de comunicação social, uma vez que as grades de aulas da maioria das universidades com cursos de publicidade e propaganda não possuem. O que vocês acham?

Rodrigo Teixeira

2 Responses to "Marketing de Relacionamento"

Unknown said :
23 de outubro de 2007 às 12:41
Este comentário foi removido pelo autor.
23 de outubro de 2007 às 12:44
Pois é! Tema discutível.

Porém eu acredito que a realização de um marketing de relacionamento, pode sim ser trabalhada por uma agência de comunicação, porém muito mais trabalhosa e demandará muito mais tempo dispensado pelo cliente, pois são ações muito mais complexas.

O idéia, do ponto de vista estratégico é que a empresa saiba onde quer chegar, e mensurar tal resultado. O marketing de relacionamento deveria surguir como solução pelo próprio cliente, que por vezes, não tem o know how em determinadas ações como uma agência de comunicação.

Realizavel sim, num ambiente acadêmico talvés! Depende do orientador.

Abraços ;)

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