Algumas palavras sobre Briefing

Está aqui um tema que existe muita discussão nos meios acadêmicos e poucas referencias na Internet. Navegando por alguns sites, encontramos sempre referencias vagas sobre o tema e quando usamos para determinadas atividades, não sabemos se estamos trabalhando com as informações certas ou não. Por isso resolvi postar algumas dicas sobre Briefing, mais voltado para a Publicidade e Propaganda e que pode auxiliar muitos estudantes e até mesmo profissionais. Esse conteúdo foi lecionado em uma das aulas de Planejamento de Campanha na Uniban e aqui está de maneira simplificada as principais idéias. Deixem seus comentários para que possamos compartilhar informações a cerca dessa fase importante dentro de uma campanha. Vamos lá?

O que é Briefing?
Uma definição rápida: Briefing é um documento ou relato resumido de um problema ou oportunidade que o cliente propõe a agência, informando os resultados pretendidos. Esse documento deve conter informações importantes, sendo os itens principais são:
· Fato Principal: Aquilo que originou o pedido;
· Problema: Como a comunicação pode e deve proceder para resolve-lo;
· Objetivo: São os resultados esperados e pretendidos pelo cliente.

Segue agora abaixo um roteiro básico para a montagem de um bom Briefing. Sabemos que existe outros modelos, mas esse abaixo é bem abrangente e pode ser usado por completo ou usado de acordo com a necessidade.

1. Informações sobre o Produto
Nome
Categoria
Local de Uso
Embalagem ( tipo, peso, conteúdo, sabores, estilos, etc)
Formas de consumo ou uso, seja por escala de importância ou sazonalidade
Preço nos canais de distribuição e de consumo
Características e diferenciais em relação a concorrência
Pontos positivos e negativos do produto
Influencias ambientais, culturais, religiosas, geográficas, etc.

2. Informações sobre o Mercado:
Informar o tamanho físico do mercado ( em reais, em volume, por embalagens, etc)
Principais mercados ( por áreas, regiões, estados, países, etc)
Evolução e tendência desse mercado
Sazonalidade do produto

3. Informações sobre o consumidor
Definir quem consome ou como usa o produto (Sexo, faixa etária, classe social estado civil, escolaridade, ocupação, etc).
Definir hábitos e atitudes do consumidor em relação ao produto;
Qual a expectativa do consumidor em relação ao produto;
Influencias culturais e ambientais sobre a compra e consumo;
Quem compra e aonde compra e quem decide a compra;

4. Informações sobre a Distribuição
Relacionar os canais de distribuição ( quem são, quantidade, participação de canal no mercado, etc);
O que deve ser melhorado ou monitorado na distribuição;
Relacionar, se houver, restrições legais, políticas e éticas que impeçam tal fato.

5. Informações sobre preço
Informar preço do produto e sua relação com a concorrência;
Relacionar, se houver, restrições legais, políticas e éticas que impeçam tal fato;
Comentar a política de preços e critérios utilizados para sua composição;
Comentar a razão dos consumidores em relação ao preço.

6. Razões de Compra
Informar as razões de compra: racionais ou emocionais;
Definir porque o consumidor compra;
Relacionar os benefícios que o consumidor espera do produto

7. Informações sobre a concorrência
Definir concorrentes diretos, indiretos, produtos e fabricantes
Informe os preços praticados pela concorrência
Informe sobre a política de vendas da concorrência
Pontos positivos e negativos da concorrência
Comente as influencias sobre o mercado e sobre o produto exercida pela concorrência;
Informe sobre as comunicações e campanhas realizadas pela concorrência
Comente a atuação da concorrência na área de merchandising e promoção de vendas

8. Informações sobre Pesquisa de Mercado
Quais os tipos de pesquisa que foram ou estão sendo realizadas;
Informe sobre os principais resultados obtidos

9. Objetivos de Mercado
Defina os objetivos pretendidos dentro do mercado de atuação

10. Objetivos de Comunicação

11. Conteúdo básico da Comunicação
Defina o conteúdo e as peças que devem se transmitir
Ressalte pontos positivos do produto
Evite os pontos negativos

12. Mídia

13. Promoção e Merchandising

14. Verba disponível para aplicação em publicidade e Merchandising

Rodrigo Teixeira

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