"Eu quero banca final!"
Esse foi o sentimento que tivemos ontem, dia 17 de junho de 2008 ao apresentarmos a primeira parte do trabalho de conclusão de curso para a banca. Confiantes e preparados, encaramos o desafio esperando sugestões de melhorias e claro, as críticas que vieram. Tal apresentação começou atrasada (bem atrasada), o que ajuda a aumentar a angústia e impaciência.
Depois de verificar o equipamento fornecido pela universidade, que sempre apresentar surpresas, notamos que a tela estava completamente alaranjada e que apresentar ali seria um risco para nossa agência e para o próximo grupo. Não restou dúvidas: Troca de sala, troca de equipamento, mais ansiedade.
Já na nova sala e depois de checar os equipamentos que funcionaram perfeitamente, começamos nossa apresentação. Roberta de Oliveira abriu a apresentação falando um pouco sobre nosso cliente e o que íriamos apresentar. Posteriormente, apresentamos a agência, o significado do nome e como inovação, mostramos um pequeno vídeo institucional, mostrando o carômetro. Após essa parte, fatos mais importântes sobre a história da empresa foram mostrados, bem como mudanças em sua logomarca e números de faturamento.
Prosseguindo a apresentação, Priscila Chaves ficou incubida de apresentar o produto a ser trabalhado pela campanha, mostrando suas características principais, benefícos,
sazonalidade, cores bem como uma análise bem detalhada do mercado, analisando os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Selma Batista continuou citando os fatores mais importantes da pesquisa, apresentando as hipóteses, metodologia e quais os gráficos foram mais relevantes para a tomada de decisão para o planejamento.
Viviane Bastos ficou encarregada de mostrar os objetivos que se propõe com a campanha e quais os rumos (estratégias) que serão tomadas para poder atingir tais objetivos.
Mostramos um gráfico 360º, para ilutrar o grau de penetração que a campanha de lançamento terá, utilizando diversos meios de comunicação, bem como promoção e merchandising.
Depois do planejamento, Geisa mostrou como será o plano de ação e quais os rumos que a campanha deve seguir, no que diz a respeito ao que dizer, como dizer e com que tipo
de abordagem. Para fechar a apresentação, Rodrigo Teixeira e Ronie de Sousa mostraram as propostas de linhas criativas, bem como as abordagens que serão utilizadas como gancho para amarrar outras peças da campanha. O objetivo dessa parte da apresentação era coletar sugestões dos professores presentes na banca.
As correções
Como sempre acontece, a pré-banca é o momento em que o trabalho dever ser analisado friamente e corrigir aquilo que precisa ser melhorado. Os pontos que vamos rever durante os próximos dias estão ligado a apresentação da pesquisa, uma vez que deixamos de apontar quais hipóteses foram confirmadas pela análise e também alguns gráficos que estão em barras em vez de pizzas.
No parte do planejamento, não explicitamos qual dos objetivos que a campanha deve trabalhar, mesmo já sabendo qual é o obejtivo que a campanha deverá sanar. Fomos questionados a respeito do tempo de campanha, que estudamos em 6 meses. Segundo um dos professores, esse tempo pode ser baixado levando em consideração apenas 4 meses.
Na parte da proposta dos anúncios, houve uma boa recepção sobre as idéias apresentadas. Como ainda não chegamos na parte criativa ainda, não temos o que comentar das propostas, mas sabemos que encontramos a linha criativa que permeiará toda a campanha.
Como resultado, tivemos uma pré-banca surpreendente e esperada também, uma vez que estávamos conscientes do trabalho que realizamos até o momento e sobre todas as possibilidades de fontes de informação que tivemos à disposição. Assim, partimos a banca final em novembro deste ano cheios de orgulho do trabalho realizado e com a possibilidade de ser ainda melhor!
Os elogios que tivemos na pré-banca de ontem só aumentam mais nossa responsabilidade de se fazer uma campanha bela, completa e de alto nível.
Parábens Alpha! Comunicação. Sucesso.
0 Responses to ""Eu quero banca final!""
Postar um comentário