O projeto de pesquisa

Em nosso trabalho de conclusão de curso, uma das etapas obrigatórias é desenvolver um projeto de pesquisa de campo em que consiste colher informações em função de um determinado tipo de consumidor. Isso claro, depende bastante do produto e o perfil do público-alvo.

O produto que estamos trabalhando está em fase de lançamento aqui no Brasil e pertence a uma empresa gigante em todo o mundo, especializada em tintas decorativas. Esta mesma empresa não realizou nenhum tipo de pesquisa de opinião com potenciais consumidores para medir a aceitação da demanda ou até mesmo identificar tal necessidade. A única oportunidade identificada por ela foi que o conceito desse produto já existe em países da Europa e nos EUA como um outro termo, conhecido como opaque.

Sendo assim, nossa agência conseguiu fazer um projeto de pesquisa diferenciado, principalmente no que se diz a respeito a trabalhos de conclusão de curso. A pesquisa então foi realizada em duas etapas: Fase qualitativa e Fase quantitativa.

Na fase qualitativa, o desafio estava em buscar e selecionar pessoas que tem potencial para ser consumidor e principalmente ser um adotante imediato, bem como encontrar profissionais em decoração e marcenaria, arquitetura que pudessem dar sua contribuição opinativa sobre tal produto. Essa fase foi importante para colher informações mais profundas e saber dos profissionais e dos consumidores qual a opinião deles em relação ao nosso produto.

Já na fase quantitativa, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, com cerca de 255 pessoas para colher informações sobre reformas e decoração de madeiras, bem como apresentar o conceito do produto. Nessa pesquisa, também foram possíveis identificar qual o conhecimento de marca e quais os hábitos de mídia dos pesquisados, para identificar possíveis possibilidades de comunicação.

Esta foi uma etapa difícil pelas condições de seleção dos entrevistados e também por causa da pesquisa, mas superamos tais dificuldades e o projeto pôde continuar com uma direção estratégica para o lançamento.

Rodrigo Teixeira

0 Responses to "O projeto de pesquisa"

Postar um comentário