Sobrevivendo em pleno TCC



"Quem disse que seria fácil?". Sim, essa é a voz de nossa consciência ainda trabalhando. Viver esse momento de término de curso realmente não tem preço, pois possibilita a você experiências únicas e sentidas na pele todos os dias. E isso reflete diretamente em sua vida, principalmente na parte física e psicológica.

Quem não sentiu cansaço demasiado forte? Dores de cabeça e nas costas? Olhos que estão incomodados? Insônia e pensamentos rápidos e intensos mergulhados sempre no que se tem para fazer? Esses e outros são outros sintomas que muitos alunos de Publicidade e Propaganda passam nesta época de trabalho de conclusão de curso, principalmente quando se trabalha ao mesmo tempo.

Acreditamos que aliar a monografia com nossos trabalhos normais é o mais complicado, porque tudo depende de muita atenção e sempre esforço mental. Algumas pessoas não agüentam mesmo e perdem a noção de tempo e espaço, bem como a energia do corpo.

Mas aqui vão algumas dicas para manter sóbrio nesses dias de "guerra":

  1. Mantenha a calma. Isso sempre ajuda em um momento com bastante pressão sobre prazos, entregas e etapas para serem terminadas. Distribua bem o tempo e trabalhe naquilo de mais importância no momento.
  2. Descanse e tente dormir o máximo que puder, principalmente nos finais de semana, quando se pode acordar tarde. Tudo bem que isso varia de pessoa para pessoa, mas uma boa noite de sono ajuda e muito a colocar a mente e o corpo em repouso. É difícil sabemos manter boas noites de sono estudando e trabalhando ao mesmo tempo. Mas quem disse que seria fácil? Rs
  3. Pense positivo. Lembre-se que ser reconhecido por um trabalho bom vale por todo o trabalho! Sendo assim, mantenha o pensamento sempre focado nos resultados e principalmente na hora do show da apresentação. Garanto que isso ajuda bastante a seguir em frente!
Existem outros passos que não enumerei aqui, mas o importante é manter-se sóbrio e não deixar que a pressão dos prazos e dos acontecimentos lhe deixem maluco!

Rodrigo Teixeira

Carômetro: Agência Alpha!

Para simplesmente ilustrar nosso blog, aqui está a imagem representativa de nossa agência experimental em primeira mão. Garanto para vocês que foi preciso uma tarde inteira para sair uma bela foto. E aqui está.

Na parte de cima da foto: Viviane Bastos - Planejamento; Priscila Chaves - Atendimento; Roberta de Oliveira - Atendimento e Rodrigo Magri - Mídia. Na parte debaixo: Rodrigo Teixeira - Criação; Geisa Teixeira - Planejamento; Selma Batista - Pesquisa Mercadológica e Ronie de Souza - Criação.

Essa é a agência Alpha! Comunicação!

Rodrigo Teixeira

Novo Filme da Sol Shot - Fischer América



Novo filme da Sol Shot criado pela Fischer América. Totalmente excelente!

Rodrigo Teixeira

Promoção Trident Tabus


Está no ar a nova campanha da Adams para o Trident, com criação da JWT, a campanha leva de forma divertida a questão dos "tabus", o que em sala de aula seria um exercício de quebra de paradigma. Para uma aula com este tema, uma campanha divertida por ser inusitada, belo exemplo.

Dentro do hotsite da campanha existe uma concurso cultural,ótimo exemplo de comunicação integrada também na internet. Foram criadas comunidades no orkut, que garante interação com o público jovem, garantindo alguns prêmios. Muito interessante, vale visitar.

http://www.leveavidamaistrident.com.br/home/

Beijos

Viviane Bastos

Case - Ipod no palito

O famoso case "Ipod no Palito" foi produzido pela Oca e será enviado para as grandes premiações de publicidade pelo mundo, incluindo claro, Cannes. Serve de inspiração para idéias e principalmente sede pelo resultados obtidos.

Rodrigo Teixeira

Mais uma dica, para qualquer criado-mudo publicitário!


O Livro Direção de Arte, de Newton Cesar, pela Editora Senac é bastante didático, e traz diversos exemplos de criação e produção para diferentes tipos de mídia.

Possui um exemplo de briefing de criação bastante objetivo, e diga-se de passagem, fundamental pra qualquer campanha.

Beijos e boa leitura.

Viviane Bastos

Bibliografia recomendada


Olá pessoal,

Não só nos temos de TCC, mas durante todos os anos da faculdade, uma boa bibliografia nos ajuda a compreender diversas questões além universo sala de aula.

Um livro que nós da Alpha utilizamos bastante, em diversas disciplinas é o Marketing Essencial do Philip Kother. Ele foi nosso apoio para o desenvolvimento do mini-TCC no último semestre do ano passado e certamente já está nas referências do nosso TCC.

Viviane Bastos